quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

"Igreja da amazônia legal"?



8° dia - Amazônia: um teste para a 
Igreja e a sociedade

Diante da crise climática, as bacias da Amazônia e do Congo, na África, correm um risco muito maior. Isso devido aos conflitos gerados pelo domínio da água, da terra, minérios e de outros recursos estratégicos.


É urgente intervir em escala local, nacional e internacional, não apenas para o bem dos que vivem nessas bacias, mas para a civilização inteira.

Temos motivos religiosos e éticos para cuidar do planeta. Essa não é uma missão exclusiva das dioceses que se encontram nas regiões em questão. Todas as nossas dioceses no Brasil e no mundo deveriam criar laços solidários para fortalecer as populações mais vulneráveis.

A mudança climática e a escassez de recursos naturais aumentam a pobreza e consequentemente a instabilidade social e política. Na Amazônia, verdadeiras protetoras da biodiversidade, as populações indígenas e ribeirinhas são as mais afetadas.

No intento de uma maior comunhão e articulação na missão da Igreja na Amazônia legal, que abrange nove países, foi criada, em 2014, a Rede Eclesial Pan-amazônica (REPAM).

A Igreja na região conta com um bom número de missionários e missionárias trabalhando em várias frentes, mas que precisariam muito mais diante dos desafios que enfrentam. É importante a formação de missionários locais, com um rosto amazônico para devolver aos indígenas o protagonismo de sua cultura e fé.

Existem os projetos Igrejas-Irmãs e a Comissão para a Amazônia da CNBB com suas iniciativas. O papa Francisco conclama a todos para proteger a Amazônia e a bacia fluvial do Congo, os “pulmões do planeta”.

Suas crises socioambientais representam os saques, a destruição e a exclusão em todo o mundo. Irmãos, peçamos a graça de sermos bons discípulos-missionários nestas terras em que atuaremos como futuros presbíteros se assim for a vontade de Deus, nosso Pai. (breve silêncio)
PAI-NOSSO, AVE-MARIA, GLÓRIA

Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Subscribe3

COMISE: Conselho Missionário dos seminaristas.

Nenhum comentário: