quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Sarneyzinho agora terá de se explicar na Justiça


CNA entrará na Justiça contra Sarney Filho por 

divulgação de dados do CAR 


O presidente da CNA, João Martins, criticou hoje em coletiva de imprensa a exposição pública dos dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), na internet. Martins disse que vai entrar na Justiça contra o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, que teria autorizado a divulgação dos dados de forma irregular. 

Para ele, a divulgação é ilegal. Ele argumentou ainda que a divulgação dá acesso a informações estratégicas e de potencial produtivo do país. “Abriu para todo mundo ver o perfil das propriedades, ver qual área mais produtiva do país. Primeiro que é um dado sigiloso”, disse.


A CNA já sinalizava desde a última semana a possibilidade. Na segunda-feira, dia 5, o presidente da Comissão de Meio Ambiente da entidade, Rodrigo Justus, reclamou que, com essa atitude, o produtor que tinha irregularidades e dividiu a informação com o governo esperando resolver o problema está com a vida exposta. "Foi um desrespeito do ministro. 

Ele está fazendo graça divulgando dados privados, isso é uma irresponsabilidade. Justus lembra que mais de 3 milhões de cadastros foram disponibilizados para download no site do Serviço Florestal Brasileiro, e que o reflexo disso não foi ponderado. “São informações que podem ser usadas negativamente até pelos competidores no mercado internacional”.

Apesar das críticas às atitudes de Sarney Filho, João Martins reafirmou a confiança do agro na gestão de Michel Temer. "Acreditamos e queremos acreditar no governo Temer", disse Martins. Para o presidente da CNA, o Ministro Sarney Filho estaria "desafinado" como restante do Governo.

Procurada pelo jornalismo da Agência Brasil, a Assessoria de Imprensa do Ministério do Meio Ambiente não se posicionou sobre o assunto.

Com informações da Agência Brasil, Canal Rural e imagem de José Cruz, da Agência Brasil. 




Nenhum comentário: