Padre Josebá e CIMI inquiridos
Paulo Fernando Resende foi ferido a golpes de facão pelos índios em Altamira (PA), conforme já noticiou este Blog no dia 21/5.
O engenheiro tinha acabado de defender numa reunião denominada Xingu Vivo a construção de uma hidrelétrica na região. Por um tris ele não saiu de lá morto.
Segundo notícias veiculadas, os caiapós, liderados pela índia Tuíra, derrubaram Resende, rasgaram sua camisa e o espancaram por cerca de cinco minutos e um dos índios desferiu um golpe de facão no engenheiro.
Ontem, o JN noticiou que a PF divulgou imagens de circuito interno de uma loja de materiais da cidade que podem ajudar na investigação do ataque contra o engenheiro da Eletrobrás .
O JN mostrou imagens nas quais aparece um homem de camisa laranja, que seria José Cleanton Ribeiro, coordenador do Conselho Missionário e um dos organizadores do encontro Xingu Vivo. José aparece na companhia de um índio e os dois aparentam estar escolhendo facões.
Padre Josebá Andoni estaria por trás disso?
Ainda segundo a Polícia Federal, um outro homem que também aparece nas imagens seria o Padre Josebá Andoni, de Altamira. Por telefone, o padre confirmou que esteve na loja, mas não comprou facões...
Em outra imagem, José Cleanton aparece no caixa, fazendo um pagamento. Segundo a polícia, ele comprou três facões e a Nota Fiscal teria sido feita em nome do Movimento de Mulheres Trabalhadoras de Altamira.
A Polícia Federal marcou para hoje o depoimento do padre Josebá e de José Cleanton no inquérito aberto para apurar as agressões contra o engenheiro.
Dá vontade de exclamar: "Ó que saudades que eu tenho dos tempos de Anchieta e Nóbrega, quando padres santos se preocupavam em batizar, catequisar e conquistar almas para Deus!"
Ontem, os índios voltaram ao Ginásio Esportivo de Altamira, onde acontece o Xingu Vivo, e, mais uma vez, entraram livremente portando os facões...
Fonte: Jornal Nacional, 22/05/08
Nenhum comentário:
Postar um comentário