terça-feira, 26 de maio de 2009

Pobre Brasil!

x
Ontem Roraima, amanhã Amazonas
x
Novo bispo de São Gabriel da Cachoeira exibe presentes recebidos das comunidades indígenas do Alto Rio Negro (Foto: Maria Luiza Silveira)
x
Folha curricular: Novo bispo de São Gabriel da Cachoeira (AM) recebe cocar como mitra e espécie de tacape como báculo, e, em vez de abençoar, foi abençoado por pajé, pois,
Dom Edson Damian escolheu ser ordenado em meio aos indígenas. Antes de ir para a cidade situada na Cabeça do Cachorro, no alto Rio Negro, ele trabalhara 10 anos na Raposa\Serra do Sol.
xx
Veja um resumo da reportagem de O Globo:
Um silêncio profundo invadiu o estádio lotado de índios quando o pajé Mario Tenório, da etnia tuyuca, entrou balançando a Yaigê – uma grande lança ritual, usada somente nas festas solenes. Apenas o som vigoroso das sementes na ponta da lança ecoava pelo local.
x
Todos sabiam: ele afastava qualquer resquício de malefício ou impedimentos e abria a passagem para o início da cerimônia de ordenação e posse do novo bispo de São Gabriel da Cachoeira, Dom Edson Damian.
x
A cerimônia aconteceu no dia 24 último e reuniu dezenas de padres, além de 11 bispos vários locais do Brasil, entre eles um venezuelano e um colombiano, e do ex-presidente da CNBB, Dom Jayme Chemello.
x
Foi a primeira vez que um bispo foi ordenado em São Gabriel da Cachoeira, um desejo do próprio Dom Edson.
x
O estádio do colégio São Miguel ficou pequeno para tanta gente – cerca de 3 mil índios de diversas comunidades do Alto Rio Negro, que reúne 23 etnias, em uma longa celebração que teve leituras bíblicas nas línguas tukano e nhengatu.

x
Entre outras autoridades a celebração reuniu o prefeito indígena de São Gabriel, Pedro Garcia, da etnia baré, e vários de seus secretários, também indígenas, além do general Ivan Carlos Weber Rosas, comandante da Brigada do Exército de São Gabriel da Cachoeira.
x
Um dos pontos altos da cerimônia foi quando o indígena Erivaldo Cruz, um dos diretores da Federação das Organizações Indígenas do Alto Rio Negro (FOIRN), colocou um cocar na cabeça do novo bispo.
x

São Gabriel da Cachoeira é o terceiro maior município brasileiro em área e o que concentra maior número de indígenas no Brasil.
x
Natural do Rio Grande do Sul, D. Edson Damian, 61 anos, trabalhou 10 anos em Roraima, onde foi vigário geral da Arquidiocese, atuando diretamente na Raposa\Serra do Sol e viveu um ano entre varredores de rua em Salvador.Estou pisando devagar e com profundo respeito”, disse D. Edson durante sua pregação.
x
Fonte: http://g1.globo.com/Amazonia
x

Nenhum comentário:

Postar um comentário