domingo, 28 de junho de 2009

A carne sem pecado ambiental

Total utopia

Roberto Giannetti da Fonseca, presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) escreveu recentemente que a maioria das pessoas não tem uma noção exata da dimensão da cadeia produtiva da pecuária bovina no Brasil.

Com efeito, com um rebanho de 198 milhões de cabeças – dito o maior rebanho comercial do mundo, responsável pela geração de milhões de empregos em todas as fases da produção, do pasto à indústria, e de cerca de 8% do PIB.

Isso sem falar das exportações de carne e couro que conjuntamente em 2008 superaram a cifra de US$ 8,5 bilhões, portanto de importância capital para a economia nacional.

O economista e empresário assinala que talvez por conta desse inequívoco sucesso do setor, hoje em dia são a pecuária bovina e a indústria de abate e processamento da carne que sofrem as maiores pressões por conta da sustentabilidade socioambiental.

Para ele, o eventual mal feito no passado não pode comprometer a busca de aprimoramento para o futuro, mas negar a realidade atual ou mesmo querer eliminá-la do dia para a noite, isso, sim, é uma total utopia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário