quinta-feira, 2 de julho de 2009

Índios X proprietários rurais

x
Quem iniciou a confusão no
x
Mato Grosso do Sul?
x
x
x
Por determinação direta de Lula, o general Jorge Armando Félix esteve em Campo Grande recentemente em Campo Grande e Dourados para avaliar a tensão crescente entre índios e produtores rurais.
x
Durante sua visita de dois dias, ele se reuniu com deputados, com o governador André Pucinelli, autoridades militares e representantes indígenas. O general salientou que o governo federal busca solução pacífica para o problema.
x
Na semana anterior à visita do general ao Mato Grosso do Sul, o governador havia ido a Brasília para discutir as demarcações no Ministério da Justiça.
x
Ao voltar, Pucinelli disse a jornalistas que não vai aceitar "expropriação" de propriedades para serem convertidas em reserva indígena.
x
De acordo com suas informações, as terras reivindicadas pelos índios são terras tituladas pelo Estado, com a validação da União. Se o governo quiser dá-las aos índios deverá pagar por isso, afirmou.
x
O temor do governador e dos proprietários rurais é que se repitam no Mato Grosso do Sul os fatos ocorridos na Raposa/Serra do Sol, onde os produtores rurais não receberam nada pela terra.
x
REIVINDICAÇÃO
x
No encontro em Brasília, Pucinelli reivindicou que a discussão conte com a participação de representantes de agricultores e pecuaristas e também dos prefeitos das cidades atingidas pelas medidas.
x
A tensão no Mato Grosso do Sul começou a aumentar no ano passado, quando o governo federal editou várias portarias determinando a realização de estudos antropológicos, para verificar as terras reivindicadas pelos indígenas.
x
Após a demarcação de Roraima, a questão das terras do Mato Grosso do Sul é apontada como o grande desafio do governo federal na área indígena.
x
De acordo com ONGs e religiosos que apoiam os índios, a falta de terras estaria levando a um genocídio, com altos índices de suicídio e de mortalidade infantil.
x
Do outro lado, produtores rurais afirmam que foram incentivados pelo governo a ocupar a região em décadas passadas e que receberam títulos.
x
OESP, 02 de Julho de 2009
x

Nenhum comentário:

Postar um comentário