terça-feira, 11 de agosto de 2009

Nações indígenas e

x
... soberania nacional
x
x
A agência Adital informou no início de junho que, “reunidos em La Pagarina Mayor de Lago Mama Quta Titikaka, 6.500 delegados das organizações representativas de povos indígenas originários de 22 países declaram sua decisão de construir Estados plurinacionais, comunitários, com a reconstituição dos territórios e nações originárias”. Lutam por “novas constituições”, visando a criação de Estados plurinacionais.
x
A Adital não diz onde se localiza a mencionada La Pagarina Mayor. Sabemos por outras fontes que se trata da região de Puno, no Peru. Mas, ao omitir essa informação, a agência parece querer indicar que a tal Pagarina já é independente e não pertence a nenhuma nação conhecida.
x
E prossegue: “Reconstituir nossos territórios ancestrais; exigir a consulta e o consentimento prévio, em língua própria; exigir a despenalização da folha de coca; organizar um Tribunal de Justiça próprio; exigir status de Lei Nacional à Declaração sobre os Direitos dos Povos Indígenas da ONU; construir a Organização de Nações Unidas de Abya Yala e do Mundo” (Declaração de Mama Quta Titikaka, 31 de maio de 2009).
x
Este BLOG vem chamando a atenção dos leitores para o perigo que representa a questão comuno-indigenista. Especialmente a formação, já em andamento, das “nações indígenas”...
x
Fonte: Revista Catolicismo, agosto/2009
x

Nenhum comentário:

Postar um comentário