terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Fábrica de índios no Maranhão



x

A...corda Brasil !

x
Onde está a ordem e o direito de ir e vir? No Maranhão, índios fecham ferrovia da Vale por quase 12 horas! Resultado: cerca de 700 pessoas foram obrigadas a abandonar os vagões e voltar à capital maranhense de ônibus. O transporte de aproximadamente 250 mil toneladas de cargas, principalmente minério de ferro, soja e cobre, também acabaram interrompidas.
x
O bloqueio com paus, pedras e ferros começou às 8h30 de ontem, em protesto contra o suposto descumprimento de acordo com a empresa. Uma estrada vicinal também foi parcialmente fechada pelos índios.
x
Principal via de escoamento do minério de ferro extraído pela companhia nas minas do Complexo de Carajás, a ferrovia liga o Pará ao Maranhão e opera também o transporte de passageiros.
x
Durante a primeira interrupção no tráfego de trens da região, sete funcionários da Vale chegaram a ser mantidos como reféns.

x
Na época, além do compromisso da prefeitura de construir estradas vicinais, os indígenas exigiram a exoneração de Zenildo de Oliveira, então coordenador da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
z
Depois dos protestos, ele acabou realmente sendo afastado das suas funções.
z
Fonte: OESP, 23/2/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário