segunda-feira, 12 de julho de 2010

Desmoralização do agronegócio

x
Resposta da presidente da CNA
x
Kátia Abreu, à revista Veja
x
"O argumento de que os pequenos produtores sustentam a produção nacional, mas recebem menos crédito agrícola que os médios e grandes, que exportam tudo é baseado em estatísticas distorcidas e não traz ganhos ao país.
x
"Concordo que precisamos encontrar as diferenças entre os agricultores, mas elas devem se basear em produção e renda, para amparar toda a cadeia e não provocar um conflito entre pequenos e grandes.
x
"Afinal, existe propriedade pequena no Paraná que é muito mais produtiva e rica do que uma grande fazenda no Centro-Oeste.
x
"Além disso, as informações equivocadas do IBGE dão prejuízo ao setor, porque não se pode fazer planejamento estratégico de investimento em cima de previsões falsas. Em todos os países desenvolvidos, a pesquisa pública é um santuário.
x
"Nem a ditadura militar interferiu nos institutos de pesquisa. O IBGE e o IPEA foram aparelhados pelos ideólogos dos ministérios do Desenvolvimento Agrário e do Meio Ambiente".
x
Indagada se essa é uma postura do governo Lula em geral ou apenas de uma minoria no poder, Kátia Abreu responde:
x
"Há pessoas no governo que não são xiitas. O ministro do Desenvolvimento Agrário (Guilherme Cassel) e o ex-titular da Pasta de Meio Ambiente (Carlos Minc), contudo, em vez de encontrar soluções para os problemas, passaram os últimos anos dividindo o país para aumentar a sua torcida.
x
"Eles não tinham o direito de fazer isso. Um ministro de estado deve proteger o Brasil, não apenas alguns brasileiros.
x
"Quero fazer um desafio aos ministros do Trabalho, do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Agrário: que eles administrem uma fazenda de qualquer tamanho em uma região de nova fronteira agrícola e tentem aplicar as legislações trabalhistas, ambientais e agrárias completas na propriedade.
x
"Mas não podem fazer milagre, porque nós vamos acompanhar. Se, depois de três anos, eles conseguirem manter o emprego e a renda nessa propriedade, fazemos uma vaquinha, compramos a terra para eles e damos o braço a torcer, reconhecendo que estavam certos".
x

Nenhum comentário:

Postar um comentário