...desfazer esse desastre
A Câmara dos Deputados vota na semana que vem o Código Florestal com as mudanças feitas pelo Senado. Produtores rurais estão preocupados com a redução da área de plantio.
Para a Confederação Nacional da Agricultura, se o texto for aprovado como está, o prejuízo pode chegar a R$ 300 bilhões por ano.
Leia, abaixo, a opinião do Grupo Bandeirantes de Comunicação:
Uma agressão a culturas tradicionais da nossa produção rural está em andamento no Congresso Nacional - prevendo a retirada de até 85 milhões de hectares do processo produtivo.
E mais: proibindo o ganha-pão de milhares de pequenos produtores, que, há anos e anos, repetem e aperfeiçoam o que aprenderam com seus pais e avós. É a uva no Rio Grande do Sul, a bacia leiteira do Rio de Janeiro, o café de Minas, a maçã de Santa Catarina.
Estas culturas estarão condenadas, se não for resgatada a emenda 164, aprovada na Câmara, como parte do Código Florestal, e retirada no Senado.
A emenda cria regras claras para o plantio nessas áreas de encostas, prevendo ações para preservação ambiental, quando necessárias.
Mas o radicalismo, o excesso de emoção ou, quem sabe, a má fé podem acabar provocando esse descalabro na nossa agricultura - que, entre outras consequências, elevará fatalmente os preços dos alimentos.
Senhores congressistas, ainda há tempo para desfazer esse desastre.
Esta é a opinião do Grupo Bandeirantes de Comunicação. Jornal da Band - Terça-feira, 6 de março de 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário