Agronegócio avança em novos
mercados
Além de assegurar o abastecimento interno regular
de alimentos, ajudando a conter as pressões inflacionárias, o agronegócio tem
sido o principal sustentáculo da exportação brasileira, sendo responsável
pela obtenção de robustos superávits na balança comercial nos últimos anos.
Segundo dados divulgados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e
Abastecimento (Mapa), as vendas externas
de produtos agrícolas e pecuários somaram US$ 1,23 trilhão entre 1997 e 2017.
No ano passado, as exportações do setor foram de US$ 96 bilhões, 13% mais que
no ano anterior. Em 2018 continuam em
alta, respondendo por 44,8% do total até abril.
São os elevados saldos comerciais obtidos pelo
País o que tem possibilitado a redução do déficit em conta corrente do balanço
de pagamentos, compensando em grande parte o déficit nas contas de Serviços
e Rendas.
O Brasil hoje
vende produtos agropecuários para 189 países, praticamente todo o mundo, mas
isso não ocorre por acaso. A soja e seus derivados, principal produto agrícola
exportado — o Brasil é o maior fornecedor mundial do produto —, funcionam como
porta-bandeira, mas o avanço em novos
mercados resulta de um esforço concentrado de produtores, exportadores e
governo.
Estado de S. Paulo
Editorial Econômico
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