quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Recuperação de solos degradados - Notícia boa demais


Palestra do biólogo e pesquisador Allan Savory sobre os processos de desertificação e recuperação de solos degradados

Disponível: http://www.ted.com/talks/lang/pt-br/a...
https://www.youtube.com/watch?v=OVufTXvdfuE





O biólogo africano Allan Savory e a reversão de 

desertos em áreas verdes


Por Cyro

Allan Savory é um biólogo rodesiano que descobriu como a imitação das condições naturais de presença e movimentação de grandes rebanhos é a única solução possível para a reversão de desertos em áreas verdes. 

A desertificação ameaça dois terços das terras do planeta. No caso do Brasil, ela é tão importante que se apresenta como uma mancha que vem desde o Nordeste brasileiro, passando por Minas Gerais e São Paulo. Desertificação no Brasil? Tem que se dar combate.

Foram já 50 milhões de hectares de desertos já recuperados sob o seu método, inclusive na Argentina.

Segue um pequeno artigo do globo rural mas antes um link do vídeo da palestra que o biólogo deu para o TED (legendado em português opcional). 

Palestra de cair o queixo. O problema é gravíssimo e está aumentando, mas a solução é inspiradora.

http://www.ted.com/talks/allan_savory_how_to_green_the_world_s_deserts_a...


Nova técnica combate a desertificação 
com rebanhos

Edição 295 - Mai/10

Área antes estéril agora é rica em mata: presença de gado colabora para a reversão do processo de desertificação, segundo estudo

Allan Savory, responsável pela Operação Esperança (Operation Hope, no original em inglês) conseguiu reverter um processo que ameaça diversas regiões do continente africano e de todo o mundo: a desertificação.

Há mais de 50 anos, Savory trabalha com uma técnica que ele mesmo chamou de “gestão holística”, cujos métodos já foram implantados na montanhosa região de Northern Rockies, entre os estados de Montana, Wyoming e Idaho, nos Estados Unidos, e até mesmo no outback australiano.


Allan Savory, autor do estudo: pesquisas feitas nos EUA, na Austrália e na África

Mas foi no continente africano, em especial no Zimbábue, que a técnica mais deu resultados. Neste país, mais de 2,6 mil hectares de terras antes desérticas foram transformados em área fértil. Para fazer isso, o método desenvolvido por Allan Savory não parece nada complicado, apesar de o pesquisador ter levado mais de 50 anos de trabalho para provar a sua eficácia.

A “gestão holística” consiste em trazer para as áreas estéreis rebanhos com muitos animais. A estratégia vai na contramão da tradicional ideia de que a criação de animais é um dos principais causadores da desertificação de terras. Como mostrou Savory, na verdade, os rebanhos pastoreados nessas áreas acabam arando o solo com seus cascos e também o fertilizam com seus excrementos, tornando a terra novamente fértil.

A técnica, apesar de simples, surpreende a moderna sabedoria sobre a gestão do solo, que prega que as terras devem ser deixadas em repouso até a sua recuperação. No entanto, essa perspectiva não prepara o solo para receber uma nova vegetação, permanecendo duro, rachado e impermeável à chuva.

Reconhecimento

Savory e sua ONG, a African Center for Holistic Management International (ou Centro Africano para a Gestão Holística Internacional, na tradução para o português) ensinam às famílias pecuaristas como e por onde levar seus rebanhos, de modo a organizar o tempo correto para o repouso da terra e para a passagem dos animais. Por esse motivo, o projeto Operação Esperança chegou a receber o prêmio do Buckminster Fuller Institute, que confere US$100 mil para iniciativas com grandes e inéditas soluções para problemas que parecem insolúveis.


Área antes desértica (à esq.) retoma o vigor (à dir.) após receber a visita constante de rebanhos

Conforme afirmou a diretora executiva do Instituto, Elizabeth Thompson, ao site da publicação Fast Company, “estamos procurando estratégias que resolvam múltiplos problemas de uma só vez, não apenas implementações cirúrgicas que não são direcionadas à raiz do problema”.

Nesse caso, a “gestão holística” preenche os requisitos uma vez que, além de combater a desertificação na África, também permite que famílias voltem uma vez mais a tirar seu sustento da terra. Em troca, há ainda a redução da pobreza e da violência na região.

(Fotos: Fast Company Online)




https://jornalggn.com.br/noticia/o-biologo-africano-allan-savory-e-a-reversao-de-desertos-em-areas-verdes

Nenhum comentário:

Postar um comentário