domingo, 6 de junho de 2010

Visão tacanha do agronegócio

x
Os ruralistas são
x
amigos da natureza
x x
Analistas que pouco entendem de agronegócio continuam insistindo em medir a economia do setor apenas em nível de produtos agrícolas, pecuários e florestais.
x
Essa visão é antiga e limitada. Pode-se aceitar que o agronegócio brasileiro seja da ordem de 25% do PIB. Em se tratando de Minas Gerais, estima-se que seja 35% do PIB estadual.
x
Os produtores rurais demandam bilhões de dólares em insumos agropecuários e os transformam, usando inovações tecnológicas geradas pela pesquisa em alimentos.
x
Abastecem o mercado doméstico e ainda sustentam as exportações para dezenas de países. Dados oficiais revelam que as exportações do setor, em 2007 e 2008, apresentaram um superávit de US$ 105,2 bilhões.
x
Sem dúvida alguma, uma montanha de dinheiro, o que não significa mais dinheiro no bolso do produtor.
x
Aquela visão lírica de que “em se plantando tudo dá” deve dar lugar a bons preços para quem planta e cria, à conciliação entre agricultura e meio ambiente, à adoção correta das inovações, ao seguro agrícola eficiente e ao reconhecimento de que os produtores são agentes socioeconômicos e parceiros da natureza, e não inimigos dela, como alguns insistem em carimbá-los perante a sociedade consumidora.
x
É indispensável que o governo entenda o papel do agronegócio. [...]
x
Fonte: O Tempo (Belo Horizonte) - Artigo do Agrônomo Benjamin Salles Duarte, ligeiramente adaptado.
x

Nenhum comentário: