quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Feijão transgênico


Alimentação segura

A propósito do feijão transgênico que acabou de ser desenvolvido pela EMBRAPA, o deputado mineiro Lael Varella enalteceu a figura do agrônomo e pesquisador Francisco Aragão.

Para o parlamentar, o feijão garantirá alimentação segura aos brasileiros, embora já exista toda uma campanha orquestrada dos assim chamados ecologistas que parecem não ter outro objetivo que desinformar o País.

em 2014 o Brasil poderá ter o primeiro plantio livre de um vírus que provoca a perda de 90 mil a 280 mil toneladas de feijão por ano, no total de 3,5 milhões de toneladas produzidas.

Para o pesquisador, nos anos 1990, dizia-se que a transgenia causaria câncer, impotência e outras doenças. Cadê o câncer? Cadê a impotência? Depois se afirmava que transgenia só servia para commodities.

Segundo ele, o feijão não é nada disso. Existe um grupo que é contra transgenia pura e simplesmente, outro que está mal informado e um último grupo que é mal-intencionado. Mas a maioria é mal informada mesmo.

Perguntado se os pequenos produtores poderiam ter o direito de não usar transgênicos, Aragão contestou com outra pergunta: Mas os produtores que quiserem usar transgênico também não têm o direito de escolha?



Nenhum comentário: