segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Minas cresce em silêncio



Cana de açúcar e grãos


A produção de cana-de-açúcar de Minas Gerais destinada ao setor sucroalcooleiro deverá atingir 53,6 milhões de toneladas este ano. 

O crescimento será de 6,6% em relação à safra passada. Os números fazem parte da previsão divulgada pela Companhia Nacional de Abastecimento. 

De acordo com o levantamento, Minas mantém o segundo lugar nacional na produção de cana-de-açúcar, atrás de São Paulo.

Os números da Conab indicam que Minas Gerais deverá produzir este ano cerca de 3,7 milhões de toneladas de açúcar. 

O volume será 15,4% maior que o do ano passado. Já a produção de etanol deverá ter uma redução de 6,7% e registrar 1,9 bilhão de litros. 

“Os dados indicam a tendência de que as usinas estão preferindo investir na produção de açúcar por causa dos melhores preços em relação ao etanol”, explica o secretário de Agricultura de Minas Gerais, Elmiro Nascimento. 

Em Minas existem 43 usinas em funcionamento, a maioria com produção de açúcar e etanol. A região do Triângulo Mineiro conta com 23 usinas, seguida do Noroeste, com cinco.

Grãos batem recorde 

Assim como a safra de cana-de-açúcar, a produção de grãos em Minas Gerais também vai crescer. 

O estudo divulgado pela Conab indica que o Estado produzirá 12,1 milhões de toneladas, um recorde. 

Crescimento de 14% em relação ao ano passado. A colheita em Minas Gerais está praticamente encerrada. 

 O levantamento indica que o crescimento em Minas Gerais é o maior entre todos os Estados da região Sudeste e o quarto melhor de todo o país, atrás apenas dos Estados do Centro-Oeste. 

O desempenho mineiro também supera a média nacional, que deverá ter um aumento de apenas 1,9% e uma produção de 165,9 milhões de toneladas. 

 “A produção de Minas Gerais foi beneficiada pelo clima favorável nas principais regiões produtoras. O preço atraente de alguns grãos, na época do plantio, também incentivou os produtores a investirem nos tratos culturais e em tecnologia”, explica o secretário de Elmiro Nascimento.

O destaque da safra mineira em 2012 foi o milho, principal grão cultivado no Estado. O crescimento da produção em relação ao ano passado foi de 19,5%. A colheita de milho este ano será de 7,8 milhões de toneladas. Um recorde para a cultura. 

A soja também registrou bom desempenho, com um crescimento de 5% e uma produção de 3,1 milhões de toneladas. A safra de soja em Minas, em 2012, também será a maior já registrada no Estado. O crescimento mineiro contraria a tendência nacional. O país terá uma redução na safra de 11,8%. 


A safra de feijão também vai crescer este ano em Minas Gerais. Serão produzidas 644,2 mil toneladas. O aumento em relação ao ano passado é de 10,6%.

Portal do Agronegócio, Sexta-feira, 10 de agosto de 2012


Nenhum comentário: