sexta-feira, 9 de novembro de 2012

TERRAS INDÍGENAS




Quem tem interesse nisso?

Depois de 500 anos de descoberto, o nosso querido país, de dimensões continentais, começa a ser reinventado. 
Terras com títulos legais e legalmente adquiridas, que produzem e pagam seus impostos, passaram a ser reivindicadas por ONGs e antropólogos para povos indígenas que há muito tempo perderam sua cultura, seus costumes, e não mais sobrevivem com os antigos hábitos de caçadores/coletores. 
Na verdade, vivem de pensões do Estado, que lhes paga por índio nascido. As aldeias recebem dinheiro do governo, que faz a sua sobrevivência totalmente dependente de tais pagamentos. 
Agora querem aumentar as terras indígenas. Baseados em quê, se o governo, além de comprar essas terras, ainda vai ter de manter a subsistência dos índios? 
Se formos pelos argumentos dos antropólogos, todo o Brasil é terra indígena! No Pátio do Colégio, em São Paulo, tem índio de montão enterrado. Vai ser desapropriada essa área para montar uma aldeia? 
Não há como voltar no tempo. O melhor é tentar integrar essas comunidades ao mundo atual - que mudou e eles, também. Vão receber terra para arrendar para plantador de soja? 
Os índios do Pará vendem tudo o que podem aos madeireiros ilegais, que revendem aos chineses. Tudo à luz do sol, só os antropólogos e as ONGs não veem. Existe uma clara (má) intenção de criar conflitos. Quem tem interesse nisso?
Existem pessoas se infiltrando nessas comunidades para movê-las contra os fazendeiros que estão lá produzindo e nunca tomaram nada de ninguém, compraram suas terras e estão em seu país, que tem leis e instituições e espero que saiba fazê-las valer contra as pressões ideológicas de organismos nacionais e internacionais.
JOÃO BRAULIO JUNQUEIRA NETTO
Fonte: O Estado de S.Paulo, Fórum dos Leitores, 05 de novembro de 2012.

Nenhum comentário: