terça-feira, 26 de novembro de 2013

Má vontade do governo e ...



... Agropecuária perseguida
Gregorio Vivanco Lopes

É notória a má vontade do governo petista em relação à agropecuária brasileira. O produtor rural sofre uma verdadeira perseguição da parte dos meios oficiais. Tudo se inventa para interferir nas propriedades privadas agricultáveis.
Descobrem-se novas terras indígenas ou quilombolas, antes insuspeitadas, que precisam ser transformadas em reservas intocáveis; exigências legais que não acabam mais; dificuldades insanáveis para escoar a produção; e tantas outras coisas.
Ademais, qualquer irregularidade trabalhista serve de pretexto para acusações de patrocinar trabalho escravo. E já se busca expropriar sem qualquer indenização o agricultor ou pecuarista a quem for imputado esse epíteto infamante de “escravocrata”.
Enquanto a agropecuária se desenvolve por seu próprio dinamismo, apesar da insana política governamental, a indústria se arrasta, recorrendo continuamente ao Estado para tentar resolver seus problemas.
Não obstante tudo isso, “a agricultura e a pecuária aumentam sua produção ano a ano, sem ocupar novas áreas, e suas exportações crescem no mesmo ritmo. Se o resto do País — em especial a indústria — andasse no mesmo ritmo, o Brasil estaria noutro patamar. Mas os números mostram que a agricultura está rebocando o restante da economia — que se arrasta como um carro com o freio de mão puxado. [...]
“No ano passado, o saldo comercial da agropecuária foi de US$ 79,4 bilhões, e o da economia brasileira como um todo, de US$ 19,4 bilhões. ‘Se não fosse o agronegócio, o saldo teria acabado há muitos anos’, estima Roberto Rodrigues, ministro da Agricultura entre 2003 e 2006. [...] De 1990 a 2011, a área plantada de grãos expandiu 40%, enquanto a produção cresceu 220%.” (“O Estado de S. Paulo”, 5-10-13, Caderno econômico).
Como explicar essa demente política do governo petista, colocando todo tipo de obstáculos à agropecuária? Por razões ideológicas de esquerda, é claro. Mas não queremos aqui aprofundar o aspecto socialista do governo, que é evidente, e sim mostrar como essa política de perseguição à propriedade privada agrícola é altamente perniciosa à economia do País, economia.

É uma distorção socialista do que deva ser a economia de um país, que leva a frutos de atraso insuperáveis, e o consequente desperdício de milhões de reais. Com a agravante de que quem paga é a população, por meio de impostos escorchantes.

Nenhum comentário: