terça-feira, 2 de agosto de 2016

Sem PT, a agricultura melhora



Agricultura continua firme, apesar da crise com ‘Brexit’


H. M.

O agronegócio, que representa um terço da economia brasileira, vive um ambiente mais otimista sob o Governo interino de Michel Temer. Apesar da saída do Reino Unido da União Europeia, o Brexit, ter causado um mar de incertezas globais, derrubando o preço das commodities agrícolas, a demanda externa continua crescendo.

"Em termos de consumo estamos muito bem, mesmo com a desaceleração da economia da China, eles continuam comprando fortemente, assim como outros países asiáticos", explica Flávio França Júnior, consultor de agronegócios. 

No primeiro semestre deste ano, por exemplo, a exportação de soja para o gigante asiático cresceu 10,78% em relação ao mesmo período de 2015.

França Júnior afirma que, desde que o processo de impeachment começou, houve uma retomada de interesse de investimento no setor, que sofre com a crise principalmente no segmento de máquinas e equipamentos.

“Boa parte do dinheiro que está entrando no país está indo para o agronegócio, que deu uma minguada no ano passado. Com a melhora do ambiente político e a promessa de controle das contas públicas, o fluxo de dinheiro aumenta”, explica, França.


O consultor ressalta que, apesar dos investidores terem começado a tirar o pé do freio e estarem menos receosos quanto a economia brasileira, ainda há uma ansiedade sobre o resultado final do impeachment. 

“Os investidores ainda estão esperando o mês de agosto. O anseio generalizado do setor é que ela saia. A não confirmação seria o caos absoluto, mas o ambiente é de otimismo”, explica. 

Fonte: El País

Nenhum comentário: