domingo, 17 de agosto de 2008

Raposa/Serra do Sol em números

Eles variam de acordo com o interesse de quem os manipula?



A sociedade brasileira não sabe quantos índios residem na área Raposa Serra do Sol. Os números levantados por órgãos federais divergem entre si, sugerindo a idéia de que podem variar conforme o interesse de quem os manipula.
Xx
O fato ganhou visibilidade em razão da análise da população dos municípios, pelo Tribunal Regional Eleitoral – para definir o número de vereadores que cada um pode ter. A Justiça Eleitoral tem como parâmetro os dados do IBGE.
X
A incerteza da população indígena fez com que veículos de comunicação, durante o conflito gerado em torno da retirada de não-índios, divulgassem números que iam de 15 mil a 21 mil.
Xx
A contagem da população feita pelo IBGE, somados os habitantes dos municípios de Normandia e Uiramutã, principais formadores da Raposa Serra do Sol, a população é de apenas 14.521.
Xx
Considerando que aí estão índios e não-índios, quantos seriam os indígenas? O chefe do IBGE em Roraima, Vicente de Paula Joaquim (foto), diz que o instituto não tem um Censo especificamente indígena.
Xx
Uma razão para isso pode ser atribuída aos conflitos pela posse da terra, tendo em vista que no Censo de 2000 a contenda já existia...
Xx
“Na área de fronteira temos dificuldade de locomoção e o IBGE quando faz esse trabalho, supervisiona, retorna. Na contagem do ano passado fizemos um recenseamento apoiado por autoridades municipais e de saúde. Para nós, os números ... são corretos. Mas, quanto aos indígenas não temos dados específicos dessa população”, declarou o chefe do IBGE.
x
A quem favorece tal desconhecimento?...
x

Nenhum comentário: