segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Buraco fiscal: chega de bravatas




O País afundou no buraco fiscal

O ESTADO DE S.PAULO
02 Fevereiro 2015 | 02h 04


De fracasso em fracasso, a presidente Dilma Rousseff conseguiu mais um destaque negativo para a economia brasileira, ao completar seu primeiro mandato com um dos maiores déficits fiscais do mundo. 
O buraco nas contas do setor público, em todos os níveis de governo, chegou no ano passado a R$ 343,9 bilhões, ou 6,7% do Produto Interno Bruto (PIB) estimado para o período. 
O balanço do governo central foi encerrado com um rombo de R$ 271,54 bilhões, equivalente a 5,29% do valor dos bens e serviços finais produzidos no País. 
Esses números correspondem à necessidade de financiamento do setor público, critério usado pelo Banco Central (BC) para avaliar o estado das finanças governamentais e das companhias controladas pela União, Estados e municípios. 
Para arrumar as contas, o novo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, terá de renegar amplamente as políticas dos anos anteriores, orientadas por erros de diagnóstico, pela irresponsabilidade financeira e pelo voluntarismo presidencial.
Durante anos a presidente bravateou como se a situação fiscal do Brasil fosse muito melhor que a dos países desenvolvidos. Só por desinformação e teimosia ela poderá continuar com essa bravata. 
Graças a seus erros, a situação das contas públicas brasileiras é pior que a das de países mais afetados pela crise.
Na União Europeia, os déficits fiscais estimados para este ano devem corresponder em média a 2,6% do PIB. Os desajustes fiscais no mundo rico, muito amplos entre 2008 e 2010, na pior fase da crise, têm diminuído seguidamente, graças a um enorme esforço de arrumação.
No bloco europeu, alguns países mantêm déficits acima de 3% do PIB, a meta comum. (...)
No Brasil, o governo da presidente Dilma Rousseff conseguiu combinar a gastança e a distribuição de favores fiscais e financeiros com baixo crescimento, inflação muito alta e deterioração das contas externas. 

(...) O caráter desastroso da política seguida nos últimos anos - pelo menos desde o segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva - já foi provado muitas vezes. (...) E a devastação da Petrobrás, ninguém deve duvidar, é parte desse quadro.

Nenhum comentário: