terça-feira, 2 de junho de 2015

Brasil: mídia estrangeira fala em catástrofe




Pessimismo sobre a economia brasileira

Daniel Buarque


Reportagem da revista 'The Week' sobre 'catástrofe' na economia brasileira

Faz quase dois anos que o caso de amor da imprensa internacional com a economia brasileira chegou ao fim. 

Foi em setembro de 2013 que esse rompimento ganhou seu maior destaque, quando a revista “The Economist'' publicou a capa em que renegava a previsão otimista de alguns anos antes e mostrava o Cristo Redentor voando sem rumo após a decolagem (representando as finanças nacionais). 

Após anos de euforia internacional com o crescimento brasileiro, o pessimismo agora é generalizado nas avaliações estrangeiras, que publicam reportagens diárias sobre a crise no país e chegam a pontos extremos como umartigo publicado pela revista semanal “The Week'', que diz que país vive uma “catástrofe'' econômica.

“O Brasil foi atingido pela tempestade perfeita de desastres econômicos. O país ainda é grande produtor de commodities, muito dependente de recursos naturais. 

No ano passado, entretanto, as economias de países que compram seus produtos, especialmente a China e a Alemanha, diminuíram o ritmo, secando a demanda. E os preços das exportações desabaram.

 O preço do petróleo caiu e atingiu fortemente o Brasil, enquanto açúcar, café e soja caiu até 33%. Com aumento da dívida do governo, a moeda, o Real, perdeu um quarto do seu valor neste ano. A seca gerou falta de água (…) reduzindo a quantidade de energia e aumentando o preço da eletricidade'', diz o texto, elencando problemas do país.

Segundo a revista, o governo brasileiro está de mãos atadas enquanto a economia afunda. A presidente tenta recuperar a economia, mas escândalos de corrupção dificultam a administração do país. “A presidente do país, Dilma Rousseff, um dia já foi popular, mas agora é amplamente rejeitada como corrupta e incompetente, e há grandes protestos enchendo as ruas do país para denunciar seu governo'', diz.

“O Brasil costumava ser uma das economias que cresciam mais rápido no mundo, mas agora é um caso perdido'', diz o artigo, que analisa a evolução da história recente da economia brasileira.

Pesquisadores estrangeiros acostumados a avaliar a evolução histórica da economia do país e a forma como ela é interpretada no resto do mundo costumam apontar que é normal haver um movimento pendular entre o otimismo e o pessimismo exagerados. 

A euforia global com o Brasil na virada da década foi trocada por este clima que beira o pânico, e que afeta ainda mais a economia do país. A perspectiva mais positiva para a economia brasileira no momento talvez seja torcer que o pessimismo esteja atingindo seu ponto mais alto, para que comece a haver um movimento pendular rumo ao otimismo.


Nenhum comentário: