quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Índios escrevem carta!

x
Fábrica de índios ameaça
x
com "rio de sangue”
xx
x
x
Em carta ao presidente Lula, os índios do Xingu responsabilizam o Governo pelo que poderá "ocorrer aos executores da obra, aos trabalhadores e aos povos indígenas no caso de ter continuidade o projeto da represa de Belo Monte de forma arbitrária".
x
"O rio Xingu pode se transformar em um rio de sangue, que o Brasil e o mundo estejam cientes com o que possa ocorrer no futuro se os governantes não respeitarem nossos direitos", afirmaram os índios na carta, divulgada pelo CIMI (Conselho Indigenista Missionário), organização ligada à Igreja Católica.
x
O documento representa uma escalada de ameaças, depois que os índios advertiram no início de novembro que a vida dos operários da represa e dos índios estaria "em risco".
x
A hidrelétrica de Belo Monte será licitada em 21 de dezembro, transformando-se na segunda maior do País depois de Itaipu. Com capacidade de 11.233 megawatts, será construída em Altamira (PA), perto da foz do rio Xingu.
x
O projeto de Belo Monte começou há mais de duas décadas, mas foi paralisado pela pressão de ecologistas e índios, que continuam insatisfeitos apesar do atual projeto ser mais benigno com o entorno.
x
Fonte: OESP/08/12/09
x

Nenhum comentário: