segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Limitação da propriedade rural ou estupidez? (IV)

x

Propriedade privada X socialismo


Helio Brambilla


Relatório recente divulgado por Jacques Diouf, diretor da Agência das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação – FAO, afirma: “O Brasil é o produtor agrícola com crescimento mais rápido e um aumento previsto de 40% até 2019”.

O relatório lembra ainda que apenas 2% da população dos países desenvolvidos produzem a quantidade necessária de alimentos, enquanto nos países pobres esse percentual é de 60% a 80%.


Na maior feira mundial do setor sucroalcooleiro – a FEICANA/FENASUCRO, realizada no início de setembro/2010 –, o cônsul geral da Índia, Dr. J. K. Tribathi, em palestra sobre as potencialidades da produção de açúcar/álcool no Brasil, mostrou a impossibilidade de a Índia aumentar a sua por falta de terras disponíveis: seus 50 milhões de produtores de cana impedem a produção em grande escala.


Uma lei socialista em vigor na Índia obrigaria as usinas a comprar até a mais irrisória quantidade de cana – por exemplo, um feixe levado pelo produtor na sua bicicleta.



Por isso, enquanto esse país marca passo na produção de 25 milhões de toneladas de açúcar e de 1 bilhão de litros de álcool, com 72 mil produtores o Brasil deverá atingir 37 milhões de toneladas de açúcar e 30 bilhões de litros de álcool.

Nenhum comentário: