sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Niemeyer e o MST


Niemeyer foi "um sábio, solidário e comunista",         diz MST em nota de pesar, e,

por isso mesmo, ele foi  "um defensor incansável dos ideais socialistas e sempre apoiou a luta pela Reforma Agrária".




A Direção Nacional do MST divulgou nota lamentando a morte de Niemeyer,  defensor incansável da reforma agrária e do comunismo, o artista manteve sempre uma relação próxima com a organização que expressou “imenso orgulho de ter sido seu amigo e companheiro”.


“Niemeyer foi (...) foi um amante da vida  e um incansável defensor da igualdade (?!) entre todos os seres humanos”, diz o texto de pesar. 

“Era comunista, não por doutrina. Mas porque acreditava que todos os seres humanos são iguais e que deveríamos ter as mesmas condições de vida”, acrescenta.

Filho de fazendeiros no Rio de Janeiro, o arquiteto conheceu os ideais socialistas com o amigo Luiz Carlos Prestes na década de 1940 quando se filiou ao PCB (Partido Comunista Brasileiro). 

"Enquanto houver miséria e opressão, ser comunista é a nossa decisão", dizia o arquiteto que até o final da vida, reiterou sua revolta com a desigualdade do sistema capitalista.

Não é a primeira vez que o MST homenageia o artista brasileiro. Todos os anos, a organização divulgou notas celebrando o seu aniversário no dia 15 de dezembro. Em todos os textos, o movimento lembra sua importância como defensor da justiça e da igualdade entre os homens.

“Teremos nele, sempre, um exemplo de vida”, afirma a direção do MST que explica que o arquiteto “defendia e praticava os valores humanistas e, sobretudo, o da solidariedade, contra qualquer injustiça”. 



Nenhum comentário: