sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

"Vai morrer gente lá" (Alto Boa Vista)





No último dia de prazo para desocupação voluntária da terra indígena Marãiwatsédé, na região de Alto Boa Vista (1.064 quilômetros de Cuiabá), a Justiça Federal indeferiu um requerimento pela suspensão da desintrusão.

Em sua decisão, o juiz federal substituto Marllon Sousa, argumenta caber à 1ª Vara Federal apenas estabelecer os parâmetros de como a retirada dos não-índios será realizada. Ressalta também que os recursos ainda pendentes no processo não têm efeitos suspensivos. 

Desde a meia noite, todos os não-índios já deveriam ter saído da área de 165 mil hectares demarcados como propriedade dos xavantes.

A principal resistência tem ocorrido no distrito de Posto da Mata, núcleo urbano da Gleba Suiá Missú. Produtores rurais e moradores bloquearam a BR-158 para impedir o acesso das tropas do Exército e da Força Nacional que estão em Alto Boa Vista, já equipados com caminhões e máquinas que auxiliarão nos trabalhos de despejo. 

Ontem, um ônibus transportando soldados tentou aproximação, mas foi impedido de entrar no distrito e retornou ao município.

Esta foi a segunda tentativa de contato entre os responsáveis pela “força-tarefa” de desintrusão que não obteve êxito. O monitoramento da área tem sido feito principalmente por ar, com um helicóptero. Membros da Associação de Produtores Rurais da Gleba Suiá Missú (Aprosum) se reuniram para discutir o que fazer daqui por diante. 

Eles têm afirmado que a resistência será pacífica, mas não descartam a possibilidade de um confronto violento, caso não consigam reverter a situação. (Diário de Cuiabá)



Fonte: http://coturnonoturno.blogspot.com.br/2012/12/eu-tenho-vontade-de-ver-dilma-morta-diz.html

Nenhum comentário: