terça-feira, 9 de abril de 2013

A agricultura no Brasil no século XXI



Lançamento em Brasília
Livro: A agricultura no Brasil no século XXI
Autor: Dr. Evaristo Eduardo de Miranda
Convite aos amigos de Brasília

Agricultura no Brasil do Século XXI oferece ao leitor a visão ampla e atualizada de um segmento que não se limita mais a produzir alimentos para a população brasileira e a exportar commodities in natura

Fornece energia para si e para outras áreas da economia, produz fibras para uso artesanal e industrial em escala crescente, além de produtos especiais de alto valor internacional.

Este livro combina de forma bem orquestrada dois olhares que se completam: um, analítico-sistêmico, de Miranda, e outro, um retrato visual garimpado na Pulsar Imagens, de Delfim Martins, complementado por imagens de satélite state of art do mundo agrícola brasileiro.

Nas palavras do autor: “Para compreender a agricultura brasileira, não basta apresentar números recordes de produção, sempre crescentes. Propalar ideias como “maior exportador do mundo”, disso e daquilo, acaba por esconder a evolução das condições da produção, os impactos e a sustentabilidade.

Mais do que o quanto, é essencial entender como se produz no Brasil. É necessário compreender a enorme evolução da tecnologia agrícola nacional, graças à inovação e ao empreendedorismo dos agricultores e de suas organizações. E saber como, também, tudo isso se insere em processos históricos e em raízes culturais próprias do Brasil”.

As áreas urbanas imaginam a agricultura brasileira como algo distante. Geograficamente, ela ocorreria lá pelo interior do Brasil, no mundo rural, afastada as cidades. 

Essa visão mítica precisa ser superada. A distinção entre cidade e campo atenuou-se, e muito. Cidadãos vivem no campo. Agricultores moram em cidades e trabalham na roça. O campo está industrializado. Pequenos produtores, conectados às redes de informação, utilizam tecnologias de ponta, num grande esforço de profissionalização.

Este livro mostra como a agricultura brasileira está presente no cotidiano das cidades, desde os pneus dos automóveis abastecidos com etanol, até o papel dos livros e impressoras, passando pelo vestuário, pelos móveis e utensílios domésticos, pelos medicamentos e nos alimentos consumidos.

Construído em bases técnicas, após uma introdução sobre principais características atuais da agricultura brasileira, o livro apresenta em sua primeira parte o conjunto da produção brasileira de alimentos vegetais (grãos, tubérculos, frutas, hortaliças, amêndoas, palmitos etc.) e animais (carnes, leite e laticínios, ovos, piscicultura etc.), ilustrado com fotografias excepcionais e diversas imagens de satélite. 

Num segundo bloco, ele traz um panorama da produção de energia pela agricultura: combustíveis sólidos (lenha e carvão vegetal), líquidos (etanol e biodiesel), gasosos (biogás) e a cogeração de energia elétrica com bagaço de cana-de-açúcar, sabugo de milho e outros resíduos. 

Em seu terceiro bloco, o livro apresenta a enorme produção de fibras (celulose, algodão, juta, sisal, vime, lã, seda e outras) e seus usos domésticos e industriais. O livro destaca no último bloco produtos diferenciados como flores, plantas medicinais, borracha, tabaco, madeiras, produtos orgânicos e plantas estimulantes como guaraná, mate, chá, cacau e café.

A obra destina-se prioritariamente ao público não familiarizado com o mundo rural e sua dinâmica recente. 

Pela primeira vez um livro apresenta a agricultura brasileira, em linguagem leve e atraente, ilustrada por fotos e imagens de satélite surpreendentes. 

Além de gerar divisas e manter equilibrada a balança de pagamentos do país, a agricultura é o berço de verdadeiros tesouros culturais, marcas da identidade profunda do povo brasileiro.



Nenhum comentário: