terça-feira, 13 de agosto de 2013

Reforma Agrária e pé-de galinha zumbi na China


Tira-gosto chinês: unha de galinha zumbi

Luis Dufaur (*)

Consta que a polícia chinesa tenha desmantelado uma rede que vendia pedaços de galinha – principalmente os pés, muito apreciados no país como aperitivo – velhos de 50 anos, noticiou o jornal “ABC” de Madri.

A descoberta aconteceu na cidade de Nanning, no sul da China. Teriam sido apreendidas 20 toneladas de pés-de-galinha congelados de modo precário e vencidos havia 46 anos nos casos mais extremos – portanto, desde os anos 60 do século XX.

O “achado arqueológico” foi objeto de muitas ironias nas redes sociais chinesas, já acostumadas com notícias de alimentos estragados de toda espécie distribuídos pelo governo ou com sua cumplicidade.

A ironia é o recurso que resta aos infelizes chineses, condenados pelo regime a beber e comer produtos suspeitos. Os internautas cunharam o termo “unha de galinha zumbi” para essa proeza da alimentação socialista.

Esses petiscos foram armazenados em plena Revolução Cultural e acarretaram enorme despesa com frigoríficos. Provavelmente fizeram parte de lotes de alimentos seletos destinados a líderes comunistas, enquanto o povo não tinha o que comer.
Segundo o “China Daily”, jornal do governo, esses produtos nem existiam na China da Reforma Agrária e foram importados ilegalmente de países vizinhos como o Laos e o Vietnã, que naqueles tempos eram livres e tinham alimento para vender.

Alguns lotes estavam conservados em peróxido de hidrogênio, substância ilegal que dá ao alimento um aspecto “recente”, sublinharam os responsáveis da segurança alimentar de Nanning.

Se a Reforma Agrária socialista e confiscatória tivesse sido imposta ao Brasil – como o foi na China e em todos os países comunistas – estaríamos ingerindo produtos como os oferecidos ao povo chinês!


(*) Luis Dufaur é webmaster do blog “Pesadelo chinês”

Nenhum comentário: