sexta-feira, 12 de junho de 2009

Greve de fome de produtores rurais

x

Governo promete,
x
mas não cumpre
x

Terminou a greve de fome dos produtores rurais do Pará que ocupavam a frente do Ministério da Justiça, em Brasília.
x
Eles aguardavam uma solução definitiva do governo para manter as mais de duas mil famílias nas propriedades, que foram incluídas em uma reserva indígena.
x
Em 2007, o governo federal aumentou de 276 para 773 mil hectares a reserva indígena Apyterewa, localizada no município de São Felix do Xingu.
x
Com a nova demarcação, cerca dois milhões de pés de cacau, cultivados na área por mais de duas mil famílias, passaram a fazer parte da terra indígena.
x
Os agricultores foram recebidos apenas por técnicos do governo que marcaram uma nova reunião para a próxima semana. Incra, Funai e Ministério da Justiça prometeram buscar uma solução.
x
O caso dos agricultores paraenses é parecido com o da reserva Raposa/Serra do Sol, em que a justiça determinou a retirada de produtores rurais de áreas indígenas em Roraima.
x
De acordo com o Ministério da Justiça, como a demarcação da reserva no Pará já foi homologada, o governo precisa buscar uma saída legal para a situação desses produtores.
x
Segundo os agricultores, o governo prometeu fazer uma vistoria para avaliar a situação das famílias, mas não cumpriu e agora pede a saída deles do local.
x
Os manifestantes querem permanecer nos 280 mil hectares, onde já vivem desde a década de 80. Caso não sejam atendidos, os produtores vão retomar a mobilização.
x
x

Nenhum comentário: