quinta-feira, 25 de junho de 2009

Quilombolas: manifestação pífia











x

Governo tenta alavancar luta racial
x
x


Apesar do apoio governamental através da Petrobras, Caixa, Eletrobrás, Correios e BNDES a manifestação nacional de quilombolas não conseguiu reunir 200 pessoas hoje em Brasília.
x
Eles protestavam contra a ADIn ajuizada pelo Democratas no STF que questiona a validade do decreto que define a demarcação de terras quilombolas.
x
Integrantes da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) e de outros movimentos foram do Ministério do Desenvolvimento Agrário até o STF, onde se encontraram com assessores da presidência do órgão.
x
Eles pediram audiência com os ministros da Corte. Para Ronaldo Santos, coordenador da executiva da Conaq, “[a queda do decreto] significa o retrocesso de anos de luta, e que existe uma classe que não permite que esse direito nos seja dado”, afirmou.
x
Para Josilene da Costa, da Coordenação Nacional de Quilombos, a mobilização “é uma forma de fazer os ministros [do STF] entenderem o que significa a questão para a vida dos quilombolas”.
x
A superintendente da Igualdade Racial da Secretaria dos Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro, Zezé Motta, disse que o problema das terras quilombolas está sendo tratado sob uma ótica equivocada.
x
Para ela, “essa situação [do direito à terra] está sendo colocada como se tivessem fazendo um favor para os quilombolas. Aqui ninguém está pedindo um favor, mas o que é de direito”, afirmou.
x
Fonte: Agência Brasil Valter Campanato
x

Nenhum comentário: