sexta-feira, 19 de março de 2010

"Melhor é queimar o decreto" (II)

x
(Continuação)
x
Interpretação míope
x
As alterações admitidas pelo governo, depois da onda de críticas nos últimos meses, não eliminam esse dado.
x
O Decreto dos Direitos Humanos continuará sendo parte de um projeto de poder populista e autoritário.
x
O governo aceita rever, segundo se divulgou, alguns pontos sujeitos a intensa polêmica: a legalização do aborto, a proibição de símbolos de religião em locais públicos, a mediação entre invasores e vítimas de invasão, antes da reintegração de posse, e as tentativas de censura à imprensa.
x
O presidente da República já havia admitido mudar a linguagem na parte relativa às investigações sobre violências no período militar.
x
Nenhuma dessas alterações afeta o sentido geral do decreto. O governo, em seu aparente recuo, simplesmente atende a críticas parciais.
x
Age como se bastasse eliminar pontos de atrito com as igrejas, acalmar os militares, tranquilizar os defensores mais zelosos da liberdade de imprensa e reduzir a inquietação dos fazendeiros.
x
Mas esses não são os únicos problemas do decreto. É um erro perigoso interpretar a proposta de mediação entre invasores e vítimas de invasão como se os únicos interesses ameaçados fossem os do grupo ruralista.
x
É uma interpretação míope. Propostas como essa agridem a ordem legal, e não só os interesses de uma categoria, e põem em xeque um dos Poderes do Estado de Direito, o Judiciário.
x
Isso afeta a segurança de todas as pessoas, e não apenas a dos proprietários de terras.Também o Poder Legislativo está na mira dos autores do decreto.
x
Fonte: OESP, 18/3/2010 - Rolf Kuntz
x

Nenhum comentário: