sexta-feira, 19 de março de 2010

PNDH-3 = excrescência

x
Entidades estudam ir ao STF contra plano
Publicada em 18/03/2010 às 16h47m
x
SÃO PAULO - Em reunião na Fecomercio, a Associação Nacional dos Jornais, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV e a Associação Nacional dos Editores de Revistas discutiram com os empresários a possibilidade de ingressar no STF contra o PNDH-3.
x
Para os representantes dos meios de comunicação, o plano colocaria em risco a liberdade de imprensa. A presidente da ANJ chamou o documento de excrescência.
x
- Esse programa parece um samba do crioulo doido. Com o pano de fundo dos direitos humanos, tenta praticamente abarcar todos os setores para censurar todos os âmbitos da vida nacional - disse Maria Judith Brito, presidente da ANJ e executiva da "Folha de S. Paulo."
x
Segundo a presidente da ANJ, o termo "controle social da mídia", que é destacado no plano do governo Lula, é "uma tese recorrente na pauta governamental".
x
Ela citou a tentativa do governo, em 2004, de criar o Conselho Federal de Jornalismo, projeto que foi arquivado ante a reação da sociedade, e, em 2005, a tentativa de criação da Ancinavi, para regular o setor de cinema e audiovisual.
x
- Talvez a mídia tenha sido a instância mais agredida ou mais sistematicamente agredida durante os dois governos do presidente Lula - disse ela.
x
Para Fecomercio, o plano se assemelha às constituições bolivarianas
x
-Citando um artigo recente publicado em jornal, o presidente da Aner, Roberto Muylaert, brincou que o documento deveria "ser queimado".
x
Presidindo a reunião, o jurista Ives Gandra Martins comparou o PNDH-3 às constituições bolivarianas em vigor na Venezuela, Bolívia e Nicarágua.
x
Ele propôs que as entidades se organizassem para ingressar no STF contra o decreto, contestando ponto a ponto os termos do PNDH-3.
x
Gandra também sugeriu que as críticas sejam encaminhadas ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, já que o ministro Vannuchi teria recorrido a ele para pedir uma avaliação do plano e para saber se está em acordo com os preceitos atuais das Nações Unidas.
x
Gandra informou ainda que haverá um debate no Senado, convocado pela senadora Katia Abreu, para questionar o ministro Vannuchi.
x
Fonte: O Globo

Nenhum comentário: