quarta-feira, 16 de abril de 2008

Territórios do MST: Assentamentos da Reforma Agrária = territórios para novas invasões

Com a escalada dos preços dos alimentos não só aqui, mas no mundo todo, seria bem o caso de se saber como vêm sendo exploradas as terras onde já se fez a Reforma Agrária no Brasil.

Pelo visto, não produzem nada, caso contrário o governo federal estaria faturando em cima! Só sabemos que as terras em mãos de “assentados” já ultrapassam às exploradas pelos particulares. Destas, sim, todos sabem: espera-se para este ano uma safra de 140 milhões de toneladas de grãos!

Afinal, o que a média dos brasileiros sabe sobre os tais assentamentos da Reforma Agrária? – Muito pouco ou nada! Sobretudo os citadinos que podem ser levados a pensar que a aplicação da “Reforma Agrária” esteja aumentando a produção de alimentos e resolvendo a questão dos pobres, ou mesmo evitando que eles migrem para os grandes centros.

Veja o que vem acontecendo no Rio Grande do Sul com os assentamentos: as áreas agro-reformadas não passam de territórios do MST para novas invasões! Os invasores da Fazenda Southall, município de São Gabriel, são na sua maioria assentados, denuncia a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul.

A Justiça gaúcha deu prazo até o próximo dia 25 do corrente para que o MST deixe o local. Enquanto isso, os produtores rurais da região seguem em vigília próximo à fazenda invadida pelo MST e exigem a identificação de todos os invasores.

Territórios do MST! Assim como já se fala em “nações” indígenas, “nações” quilombolas, não tardaremos a começar ouvir a expressão “nações” do MST... A continuar assim, brevemente o Brasil deixará de ser brasileiro.

Nenhum comentário: