quarta-feira, 9 de abril de 2008

Raposa Serra do Sol - PF anuncia trégua

A PF acaba de anunciar uma trégua da operação Upatakon 3 até segunda-feira, dia 14. A informação foi dada após reunião entre policiais e arrozeiros que plantam na área.

* * *
Índios aliados a arrozeiros exigem "respeito"

"Não é só o Lula que é autoridade. Nós que temos nossa terra também somos autoridade. Queremos respeito”. As palavras do vice-presidente da Sociedade dos Índios em Defesa de Roraima (Sodiur), o macuxi Sílvio da Silva, são endereçadas aos delegados da Polícia Federal (PF) que coordenam a Operação Upatakon 3.

"Eles [policiais federais] chegaram e já foram entrando nas áreas indígenas sem conversar. Chegaram abusando, querendo assustar", reclamou Silva. "Lá é nossa área e nós deixa quem nós quer", acrescentou.

A Sodiur defende a permanência dos arrozeiros na área. "Somos favoráveis que os brancos que estão ali dentro permaneçam trabalhando e com amizade conosco. Eles estão plantando, produzindo e dando emprego".

O macuxi Sílvio da Silva reclama de abandono por parte da FUNAI: "Veja se a FUNAI tem lavoura, escola ou posto médico lá dentro [da Raposa Serra do Sol]. O governo federal não vem olhar nossa área indígena e nem sabe o que um índio sente ali dentro".

Fonte: http://noticias.uol.com.br

Nenhum comentário: