quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Consolidando conceitos

x
Colatto defende conceito cachaça



Audiência Pública:
Colatto junto com produtores de cachaça
x

x
Em respostas as discussões apresentadas pelo setor, o deputado Valdir Colatto, autor do projeto, disse que vai trabalhar para uma denominação padrão para a bebida. “Vamos trabalhar num conceito de cachaça para que ninguém mais tenha duvida que cachaça é cachaça, seja qual for o processo de produção, para que a bebida tenha qualidade e a marca brasileira”, disse o deputado.
x
Membros do conselho do Instituto Brasileiro da Cachaça acreditam que o Projeto de Lei 1.187/2007 ajudará na consolidação de um conceito. “Com certeza, o projeto vai ajudar a criar uma identidade, a denominar o produto com um conceito típico e único e, com isso, fortalecer as exportações brasileiras, ”disse a vice-presidente do conselho do Ibrac, Maria das Vitórias Cavalcante.
x
Ao final da audiência, o presidente da Federação Nacional da Cachaça de Alambique, Murilo Albenaz, lembrou que uma legislação que trate da cachaça, além de unificar a designação do produto, precisa também prever mecanismos que ajudem os pequenos produtores. “Precisamos de uma legislação exclusiva para a cachaça e que esta ajude fundamentalmente os pequenos produtores, que eles sejam protegidos”, disse Albenaz.
x
Na comissão, também foram apresentadas questões como a isonomia tributária e a organização de pequenos produtores informais em cooperativas para regularizar ainda mais o setor da cachaça no Brasil e melhorar a participação desses produtores no mercado interno e externo.
x

x

Nenhum comentário: