quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Kátia Abreu e os famigerados índices




"Nenhum outro setor está sujeito a índices"



Para a senadora Kátia Abreu, presidente da Confederação Nacional da Agricultura, é inaceitável que os produtores rurais se submetam a índices de produtividade que não vigoram para nenhum outro setor da economia.

Indagada pelo jornal "OESP" como ela vê o esforço que se faz no governo para atualizar o índice de produtividade rura, ela assim respondeu:


"Nós somos contra a idéia do índice por princípio. Nós nos recusamos a ser tratados de forma preconceituosa. [...] Porque nenhum outro setor está sujeito a índices de produtividade. Por que nós devemos ter? Veja o caso do empresário do setor automobilístico.


"Se ele está produzindo cem automóveis e é atingido por uma crise econômica que reduz as exportações e o mercado interno, ele baixa a produção para 50 automóveis. Ninguém fala nada. Mas o setor rural não pode.


"Tem que manter a produção e produzir prejuízo, para satisfazer o índice, que é baseado em apenas dois fatores físicos - o tamanho da propriedade e a quantidade de grãos ou de carne que produz. Todos nós sabemos que não é só isso".


"Tem que analisar área, produção, mercado, crédito, juro, mão de obra, renda. Ninguém pode me obrigar a produzir prejuízo. Qualquer índice teria que utilizar uma análise global da produção.


OESP, 03 de Setembro de 2009

Nenhum comentário: