x
Em seguida, o jornal “OESP” (29/12/09) afirma com dados da FUNAI que no final dos anos 1970 estimava-se que viviam no Brasil apenas 70 mil índios.
Hoje, tal número passa de 700 mil, fazendo inflacionar no Brasil “nações” dentro da Nação, com o número crescente de novas reservas.
x
Quanto ao aumento da população indígena na base de ‘cursinhos’ e ‘supletivos’ para fazer índios e caciques, em breve não teremos mais os pretensos 700 mil, mas sete milhões!
x
Como bem apontou o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira no livro “Tribalismo indígena” (1976), citado pelo ministro Marco Aurélio Mello no seu voto por ocasião do julgamento da Raposa/Serra do Sol:
x
“O projeto de constituição, a adotar-se em uma concepção tão hipertrofiada dos direitos dos índios, abre caminho a que se venha a reconhecer aos vários agrupamentos indígenas uma como que soberania diminutae rationis.
"Uma autodeterminação, segundo expressão consagrada” (Projeto de Constituição angustia o País, editora Vera Cruz, São Paulo, 1987, páginas 119 e 182).
x
E prossegue o ministro: “Proféticas palavras tendo em conta, até mesmo, o fato de o Brasil, em setembro de 2007, haver concorrido, no âmbito da Assembléia Geral da ONU, para a aprovação da Declaração Universal dos Direitos dos Indígenas...”
x
Fonte: Helio Brambilla
Nenhum comentário:
Postar um comentário