sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

'Teologia' de Deus ou "teologia" da Terra? Papa Francisco e Boff.






Boff confirma ter enviado material para 
encíclica do Papa

Francisco está escrevendo sobre meio ambiente, disse o teólogo
O papa Francisco está escrevendo uma encíclica sobre meio ambiente, confirmou nesta quarta-feira (17) o teólogo brasileiro Leonardo Boff, que contou ter enviado material sobre o tema ao Pontífice.

"Mandei dois pacotes com materiais sobre meio ambiente e ecologia ao Vaticano, porque o Papa me pediu. Ele está preocupado com o futuro dos seres vivos e da humanidade", disse Boff, em entrevista exclusiva à ANSA.

Conforme antecipado pela ANSA em outubro, Francisco teria consultado o teólogo brasileiro para escrever sua nova encíclica. Boff é expoente da Teoria da Libertação no Brasil.

Foi membro da Ordem dos Frades Menores e alvo de um processo na Congregação para a Doutrina da Fé em 1984, então dirigida por Bento XVI, que lhe rendeu o afastamento da Igreja Católica e dos franciscanos. Atualmente, o teólogo se dedica a estudos de questões ambientais.

O tema do meio ambiente tem sido cada vez mais recorrente nos discursos do Papa. Na semana passada, Francisco enviou uma carta aos participantes da Cúpula das Nações Unidas sobre Clima, a COP20, realizada no Peru, e disse que o "tempo para encontrar soluções" às mudanças climáticas está "terminando".

Na carta, Francisco pediu uma "resposta coletiva responsável, que supere os interesses, os comportamentos particulares e se desenvolva livre das pressões políticas e econômicas".

"As consequências das mudanças climáticas já são sentidas em muitos países, principalmente nos insulares do Oceano Pacífico", afirmou Francisco.

"Só conseguiremos encontrar soluções adequadas se agirmos juntos e em consonância. Existe um claro, definitivo e improrrogável imperativo ético para agir", defendeu.

Jorge Mario Bergoglio foi eleito Papa em março de 2013, após a renúncia de seu antecessor, Bento XVI. No dia 29 de junho do ano passado, Francisco publicou sua primeira encíclica, chamada "Lumen Fidei". O trabalho, porém, não foi totalmente autoral, pois já tinha sido iniciado por Bento XVI.


A próxima encíclica sobre meio ambiente pode ser o primeiro trabalho produzido inteiramente por Bergoglio. A encíclica é o documento pontifício mais importante dirigido aos bispos de todo o mundo e, por meio deles, aos fiéis.

Nenhum comentário: