quinta-feira, 5 de junho de 2008

EUA acusam e Brasil passa recibo

“Cortar cana virou "trabalho escravo” ?


Em relatório de 84 páginas, o Departamento de Estado norte-americano afirma que o Brasil fez 'modestos esforços' para enquadrar crimes de tráfico humano para trabalho forçado e exploração sexual.

O documento põe no banco dos réus em termos mais rigorosos a Tailândia, China, Bangladesh, Índia e Malásia. O Brasil ficou num grau intermediário entre os casos mais leves e os mais graves.

Uma das conclusões do relatório é que o crescimento de países como o Brasil vem sendo feito à custa da exploração de trabalhadores que seriam utilizados em usinas de produção do etanol.

Sobre o suposto ‘trabalho escravo’, o estudo revela que a metade das vítimas ‘libertadas’ (sic) em 2007 foi localizada em canaviais que contribuem para o explosivo crescimento da produção de etanol.

O relatório cobra o Brasil pelo fato de não informar os casos de investigação e prisão de responsáveis.

À guisa de resposta, Itamaraty passa recibo!...

Em vez de protesto enérgico do Brasil, o Itamaraty passou recibo. Sua assessoria de imprensa informou que o governo brasileiro vem apurando as denúncias sobre ‘trabalho escravo’ e violação de direitos humanos.

E mais. Que os dados do Ministério do Trabalho mostram que aumentou significativamente o número de trabalhadores resgatados de situações de trabalho análogas à escravidão.

Este Blog observa e pergunta:


O relatório mistura tráfico para prostituição e tráfico para trabalho forçado... A quem interessa a auto-acusação do Itamaraty? Desde quando cortar cana virou trabalho escravo? A quem interessa que o Brasil não desenvolva suas potencialidades?

Fonte: OESP, 05/6/2008 (Gabriel Manzano Filho e Odail Figueiredo)

Nenhum comentário: