segunda-feira, 4 de julho de 2011

Eucalipto no banco dos réus

x


Não é de hoje que a espécie florestal

é acusada por inúmeros crimes



Seca o solo, dizem alguns. Empobrece a terra, dizem outros. A maioria das espécies de eucalipto é da Austrália. É de lá que vieram as árvores que hoje ocupam aproximadamente 6 milhões de hectares pelo Brasil afora.


Tão exótico quanto milho, café, soja ou feijão, o eucalipto ganhou fama de vilão. O que se fala, no entanto, apenas se fala. Não se prova. E, por isso, no banco dos réus, o eucalipto talvez não tenha julgamento justo.


Já publicamos dezenas de artigos com embasamento científico sobre o tema. E todos mostram que o que se fala sobre o eucalipto não passa de balela. Leia o artigo de um dos mais renomados pesquisadores do Brasil (Eucalipto, felizmente existe!)


É preciso que todos saibam a verdade: o eucalipto é a árvore com a melhor condição para atender a demanda por madeira (em um mundo em pleno crescimento), proteger as matas nativas, ao mesmo tempo em que proporciona desenvolvimento econômico social sustentável.


Talvez, em algum momento, erros tenham sido cometidos. Mas hoje, o Brasil é referência mundial em produção de florestas sustentáveis.


Essas empresas, que precisam da madeira para seus projetos industriais, são também as que mais conservam, em suas áreas, as matas nativas e biodiversidade. Situação diferente, infelizmente, de outras atividades agrícolas.


Acesse o hotsite sobre eucalipto da antiga Aracruz. Vale a pena! É por isso, que espero – ao menos - um julgamento mais justo.


Enquanto isso, que o eucalipto siga compondo florestas sustentáveis, gerando oportunidades sociais, preservando o meio ambiente e transformando vidas.


Fonte: Robson Trevisan, Painel Florestal


Nenhum comentário: