domingo, 7 de agosto de 2016

Governo nada aprendeu e nada esqueceu de "Reforma Agrária"....



Veja o que dizem aqueles que sabem o que é a Reforma Agrária... Depois leia as declarações de nosso presidente interino...



Textos de Che Guevara, Manifesto de Marx e Engels, Liou-Chao-Chi, 

Lenin, Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Dom 

Tomás Balduino sobre Reforma Agrária...



LIOU-CHAO-TCHI
Secretário Geral do Partido Comunista Chinês
Informe de 14 de junho de 1950

"A Reforma Agrária é uma luta sistemática e feroz contra o feudalismo (...). Seu objetivo não é dar terras aos camponeses pobres, nem aliviar a sua miséria. Esse é um ideal de filantropos, não de marxistas".

CHE GUEVERA
Oeuvre I - Textes Militaires - Maspero, Paris, 1976 pags. 52,53).

"A base das reivindicações sociais que o guerrilheiro deve levantar, será a mudança da estrutura da propriedade agrária. A luta deve se desenvolver continuamente sob a bandeira da Reforma Agrária". 

"... as bases de reivindicações sociais que o guerrilheiro levantará, será a mudança da estrutura da propriedade agrária" .

"A bandeira de luta durante todo esse tempo será a Reforma Agrária".

"As condições em que vá realizar uma Reforma Agrária dependem das condições que existam antes de iniciar a luta e da profundidade  social da mesma. Mas o guerrilheiro, como elemento consciente da vanguarda popular, deve ter uma conduta moral que o acredite como verdadeiro sacerdote da reforma que pretende" .

Manifesto de Marx e Engels, 1848

"Os comunistas podem resumir sua doutrina nesta única expressão: abolição da propriedade privada" .

Lenine

"A palavra de ordem da repartição da terra, difusa na massa, serve a nós comunistas para tornar mais próximo o comunismo".


MST
(Documento básico do MST - aprovado pelo VI Encontro nacional)

"As ocupações e outras formas massivas de luta pela terra, vão educando as massas para a necessidade da tomada do poder e da implantação de um novo sistema econômico: o socialismo!"

 Fernando Henrique Cardoso

(Artigo para o jornal Folha de S. Paulo - 13/4/1997 - "Reforma Agrária: compromisso de todos”)

"A questão agrária não é ... econômica. Ela é sobretudo social e moral" ... "para corrigir estruturas e relações iníquas,  herdadas da época colonial".


Lula da Silva
(O Estado de São Paulo, "Apelo por unidade e ameaça de expulsão", 30/4/2003).

"Não pensem que eu não acordo de madrugada pensando numa Reforma Agrária radical e numa distribuição de renda justa".


Dom Tomás Balduíno
Foi presidente da Comissão Pastoral da Terra - CPT/CNBB
(Folha de S. Paulo, “Stédile elogia presidente e provoca Palocci”, 22/11/2003).

“Pedimos para Deus ajudar o Lula a acabar com as maldições dos transgênicos, do latifúndio, do agronegócio e do trabalho escravo”.


Agora leia:
Temer prepara pacote de reforma agrária para ganhar respaldo popular
GUSTAVO URIBE

DE BRASÍLIA

Na tentativa de criar bandeiras sociais para o atual governo federal, o presidente interino, Michel Temer, prepara um pacote de medidas para a oferta de crédito rural e a entrega de títulos para beneficiados com a reforma agrária.

...
(...) o presidente interino pretende ampliar a oferta de microcrédito a assentados rurais, sobretudo para os que receberão os títulos.

Os financiamentos serão oferecidos para a agricultura familiar pelo Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). O montante, no entanto, ainda não foi definido pela equipe econômica.

A ofensiva tem como objetivo dar ao presidente interino maior respaldo popular que o legitime a continuar à frente do Palácio do Planalto, bem como angariar apoio junto a uma parcela da sociedade que costuma se identificar com partidos de esquerda.

Com a mesma intenção, Temer já manifestou a intenção de recriar o Ministério do Desenvolvimento Agrário, atendendo a solicitação da Frente Nacional de Luta Campo e Cidade, e de acelerar também a política de reforma agrária no país.

Os compromissos foram feitos em reunião, em junho, do presidente interino com o ex-líder do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) José Rainha, conhecido por sua proximidade com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

...

Em abril, o TCU (Tribunal de Contas da União) determinou a paralisação do programa de reforma agrária ao identificar cerca de 578 mil beneficiários irregulares.



Nenhum comentário: