quarta-feira, 26 de março de 2008

O governo paralelo das ONGs e o “Estatuto da Divisão e Conflito Racial”

Saiu no Blog do Ancelmo Góis que a Educafro (mais uma!), ONG que diz lutar pela igualdade racial, pedirá ao ministro Edson Santos (PT) a abertura de diálogo com o DEM, ex-PFL, sobre a questão racial.

A ONG parece querer na verdade é que o DEM retire a ação movida junto ao STF contra o “projeto que reconheceu o direito dos quilombolas sobre suas terras e o requerimento que atrasou o trâmite do projeto das cotas nas universidades federais”.

Tal “projeto” refere-se ao Decreto 4887/03 do governo Lula, que estabeleceu o confisco quilombola passando por cima do direito de propriedade. Com uma simples auto-declaração de “remanescente quilombola” milhares de hectares em áreas nobres do campo e da cidade serão desapropriados!

Estatuto da Divisão e Conflito Racial

Por outro lado, não passou despercebido que o Presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT), tenha mandado instalar naquela Casa a Comissão da Igualdade Racial. A mesma terá como presidente outro petista, Carlos Santana.

Na verdade, tal projeto deveria ser chamado de Estatuto da Divisão e Conflito Racial. Foi aprovado sem discussão no Senado e corremos o risco de a Câmara fazer o mesmo.

Nenhum comentário: