quarta-feira, 7 de maio de 2008

Conflito na Raposa Serra do Sol (I)

A quem interessa o delito?

A Folha Online de hoje afirma que os índios deixaram a fazenda do rizicultor Paulo César Quartiero, na Raposa Serra do Sol até a decisão do STF.

Se eles saíram é porque entraram, diria o Conselheiro Acácio. Se entraram, o fizeram à maneira do MST, ou seja, uma “ocupação pacífica”, que em bom português significa invasão de propriedade particular!


Segundo a Folha Online, os índios foram atacados enquanto "trabalhavam" [ação muito nobre] na "construção de barracos" [não eram ocas...]. A notícia não disse "onde", mas este Blog presume que em terras alheias...


A quem interessa o delito? É a pergunta clássica do Direito Penal...


...Cerca de 200 policiais e homens da Força Nacional de Segurança reforçam a segurança no local após o conflito ocorrido anteontem entre funcionários e índios dentro da fazenda Depósito.


...A Polícia Federal prendeu o arrozeiro e prefeito de Pacaraima (RR), Paulo César Quartiero (DEM), seu filho, Renato Quartiero, e dez funcionários da fazenda, que pertence ao prefeito.


...A AGU pediu a expedição de mandado de busca e apreensão e o apoio da Polícia Federal e da Força Nacional de Segurança Pública na operação com a possibilidade de entrar nas fazendas e residências de não-índios.


A resposta é sua, caro leitor...

Nenhum comentário: