sexta-feira, 6 de novembro de 2009

IBGE instrumentalizado?

Censo agropecuário:
divisão e luta de classes


“Duvido que tenha sido erro técnico, foi intencional. Esse censo escancarou a intenção explícita de separar a pequena propriedade do agronegócio", disse Kátia Abreu da CNA.

O IBGE admitiu ter cometido um erro no cálculo do índice que mede a concentração de terra no País, divulgado recentemente. De acordo com o Censo, o índice no sistema fundiário havia indicando piora na concentração de terras em uma década.

O número correto, segundo o instituto, leva à interpretação inversa: um pequeno recuo em relação ao resultado no censo de 1995/1996.

A metodologia do Censo já havia sido questionada pelo ministro da Agricultura e pela CNA, que discordaram dos resultados.

"Já tínhamos contestado porque vemos que acontece o contrário. Lamentamos ver o aparelhamento do IBGE, que hoje não oferece mais a mesma segurança e confiabilidade nos seus dados. Esse censo escancarou a intenção explícita de separar a pequena propriedade do agronegócio", disse a senadora Kátia Abreu.

E desabafou: "Quando soltam os dados, buscam as manchetes. Na hora de corrigir, vem tudo pequenininho, escondido, sem entrevista coletiva."

O Ministério da Agricultura informou que Stephanes já havia sido informado do erro e assessores do ministro elaboram um relatório para apontar outros erros.

Só após esse trabalho, ele comentará o assunto. O Ministério do Desenvolvimento Agrário não quis se pronunciar.

Fonte: OESP, 06/11/2009

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bem observado pela Senadora Katia Abreu, o propósito do erro cometido pelo IBGE que outrora era um instituto sério. Assim como os demais órgãos federais, agora sob administração do Komitern do PT utiliza a máquina pública para MENTIR e tentar justificar para a opinião pública as suas ações!

Precisamos, URGENTEMENTE, consolidar este entendimento em toda a área rural do país e para isso, precisamos utilizar TODOS os meios de comunicação, pois não temos a grande mídia.

Fernando Gonçalves