segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Estragos da COP 15 (I)

x

Bjorn Lomborg, cientista político dinamarquês, concedeu entrevista a VEJA na sede da COP15, em Copenhague.
x
Suas declarações reforçam a deplorável impressão deixada pelo “Climagate” e a desastrada ‒ poderia ter sido diferente? ‒ Conferência de Copenhague.
x
Este Blog publicará um resmo da entrevista em três posts. A seguir o primeiro deles.
x
Qual foi o estrago do "climagate"?
x
O que eles fizeram foi muito sério e perturbador. Tem implicações muito maiores. Esses cientistas formam uma máfia que se apossou da questão do clima. Quando estava escrevendo meu livro, tentei me corresponder com alguns daqueles pesquisadores que detinham dados pelos quais eu tinha interesse.
x
Recebi de volta algumas mensagens em cujo campo de destinatário eu fui incluído por engano. Foram mensagens reveladoras. Elas diziam: "Esse homem é perigoso. Não forneçam nenhum dado a ele. Devemos ter cuidado em não deixar que nossas informações apareçam em pesquisas públicas".
x
Por que o Sr. é cético em relação ao aquecimento global?
x
Sou cético principalmente em relação às políticas de combate ao aquecimento global. O problema principal não é a ciência. A questão é que tipo de política seguir. E isso é um aspecto econômico, porque implica uma decisão de gastar bilhões de dólares de fundos sociais.
x
Não sou um cético da ciência do clima, mas cético da política do clima. Não adotamos as melhores políticas porque não estamos pensando onde gastar o dinheiro para produzir os maiores benefícios.
x
Fonte: Verde: a cor nova do comunismo
x

Nenhum comentário: