terça-feira, 15 de junho de 2010

Cana: 2ª maior fonte de energia

x
Uma fonte não exclui a outra
x
Para Roberto Rodrigues, a energia renovável representa 45% da matriz energética do Brasil, e 17% vêm da cana, por meio do etanol e da bioeletricidade.
x
A cana é hoje a segunda maior fonte de geração de energia no Brasil, só superada pelo petróleo. Ela é maior que a energia gerada por usinas hidrelétricas, embora quase ninguém saiba disso, ressaltou Rodrigues.
x
O ex-ministro criticou a ausência de uma estratégia articulada entre governo e setor privado para estimular a geração de energia por meio do bagaço e palha de cana.
x
Segundo ele, o mecanismo é simples e consiste na mudança das caldeiras e na construção de linhas de transmissão mais próximas das usinas.
x
Falta uma política mais forte que financie a caldeira, por exemplo. Falta estratégia dos governos estaduais para levar as linhas de transmissão para a usina.
x
Você faz a eletricidade, mas ela tem de sair por alguma linha, algum fio, e quem vai levar o fio? Falta uma definição estrutural do governo federal, dos governos estaduais e até dos municipais, em parceria com o setor privado, para que isso avance de maneira substancial, explicou.
x
Rodrigues reiterou não ser contra a construção da Usina de Belo Monte. Uma forma de energia não exclui a outra, disse. A demanda do Brasil por energia será cada vez maior.
x
A diferença é que uma está pronta: é só transformar o bagaço da cana em energia. A outra precisa passar por todo um processo de negociação ambiental e estrutural.
x
Levar as linhas de transmissão até o Rio Xingu também não será tão fácil ou barato quanto trazê-las até uma usina localizada no Estado de São Paulo ou mesmo em Minas Gerais, comparou o ex-ministro.
x
Fonte: OESP

Nenhum comentário: