quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Todos somos brasileiros (V)

x
Racializando o País
x
Mario Cesar Flores
x
É razoável a demarcação para índios vistos sob a perspectiva da cidadania-raça e, simultaneamente, Bolsa-Família e Pronaf para as mesmas pessoas, agora brasileiros índios?
x
À semelhança dos impérios do passado, não convém a um país grande e complexo a existência de critérios geradores de sentimentos raciais (ou religiosos...) indutores do solapamento da identidade nacional.
x
Estamos "racializando" o País, criando condições potencialmente estimuladoras desse solapamento, gerando uma divisão em que, dependendo da conveniência, poderá prevalecer a pátria Brasil ou o indigenismo e a negritude.
x
O Estado brasileiro vai acabar tendo de conciliar um "império republicano" de três cidadanias: a eurodescendente, a afrodescendente e a indígena.
x
Em contenciosos que ponham em confronto a ideia nacional e a subnacional, qual prevalecerá?
x
É um paradoxo procurar a união supranacional de base política e econômica (Mercosul, Unasul...) e simultaneamente facilitar a cisão subnacional de base racial!
x
Tolerâncias dessa natureza têm (no mundo e em todos os tempos) estimulado tensões e até secessões ou, ao menos, pretensões à autonomia singular. (Continua)
x
ALMIRANTE DE ESQUADRA (REFORMADO)
O Estado de São Paulo, 31/07/2010.
x

Um comentário:

Fendel disse...

Esse separatismo só interessa a comunistas e demnais vagabundos.