segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Supostos índios




Justiça Federal manda supostos índios devolverem fazendas invadidas

quinta-feira, setembro 20, 2012  www.TribunaGeral.com

A Justiça Federal de Ilhéus mandou reintegrar quatro propriedades que  haviam  sido invadidas por supostos índios da tribo Tupinambá de Olivença.


A primeira propriedade a ser reintegrada foi a Fazenda São José,situada na  região do Rio Santana, Município de Ilhéus, invadida pela 3ª vez em julho.

Foi encontrada totalmente suja e com a sede   totalmente destruída, caracterizando  ato de vandalismo.


Roubaram fechaduras, os espelhos dos banheiros, toda a fiação elétrica, lâmpadas, sofá, tanque de fibra e a produção do cacau.


Mesmo com a presença das autoridades , num gesto de afronta à Lei,  o coordenador da Funai, Sr. Nícolas, que acompanhou a reintegração, sugeriu a seu Juvenal Correia, proprietário da fazenda reintegrada que se cadastrasse como índio, citando o exemplo da vizinha Isabel que se cadastrou e "eles não estão mexendo com ela".  "
"Tenho a impressão que estamos vivendo um outro tipo de ditadura. A ditadura da Funai, que ameaça aqueles que não querem virar índios". Completou seu Juvenal.


Em seguida, os agentes seguiram  à fazenda Paraíso, do sr. Cloves Teles Maciel, onde, também, não encontraram ninguém, apenas os rastros de destruição das aves de rapina.

Hoje, foi a vez dos agentes  cumprirem mais dois mandados. Sendo um  na região vila Brasil, ao lado do Assentamento Ipiranga e  outro na  região da  Serra das Trempes.

Ao Chegar na fazenda do Grupo Chaves, o que se viu foi  uma correria só. Entre os evadidos, foi reconhecido o Cacique Cleildo, um ex-sem terra, hoje assentado do INCRA, que do nada virou índio e passou a ser cacique, infernizando aquela região.

Comenta-se  que a fuga dos caciques  Negão da Luz, Cleildo, Ivonete, entre outros não foi à toa, pois podem estar sendo procurados pela justiça  devido ao grau de periculosidade que representam na zona rural.

A ação de reintegração de posse e o patrulhamento na região devem continuar e serão intensificadas assim que a greve da PF acabar. 

Essas ações são frutos do movimento da Associação de Pequenos Produtores de Ilhéus, Una e Buerarema que   no dia dez de agosto  ocuparam o aeroporto de Ilhéus em protesto contra as invasões.

Nenhum comentário: