quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Mercado de biomantas e biorrolo



Aposta no potencial brasileiro

Empresa fundada na Bahia, o Grupo Aurantiaca aposta no potencial brasileiro para o mercado de biomantas e birrolos de fibras naturais do coco. Com um investimento de mais de 250 milhões, a empresa atua em toda a cadeia produtiva do fruto. 

Além disso, conta com equipamentos de primeiro mundo para garantir o processo de produção das fibras com padronização industrial e larga escala. O produto está sendo cada vez mais usado na bioengenharia, agronegócio e no setor automotivo.

As biomantas já estão sendo aplicadas no setor de bioengenharia, na recuperação de áreas degradadas, erosões, em obras emergenciais, proteções de cursos d´água e também no agronegócio. 

Segundo Roberto Lessa, vice-presidente da Aurantiaca, o material ainda tem potencial para atender o mercado automotivo, na utilização das fibras e compósitos em assentos, encostos, apoios de cabeça, forro de portas, tapetes, teto, porta-luvas entre outros. 

“Temos ainda um laboratório com capacidade para atender, desenvolver e solucionar demandas específicas dos fornecedores, de maneira rápida e eficiente”, ressalta Lessa.

Feita a partir do aproveitamento integral do coco, as fibras são costuradas formando uma trama bem resistente e protegida por redes de polipropileno ou juta, o que permite uma vida útil suficiente para os vários ciclos de germinação, além de ser altamente sustentáveis.

O material evita erosões e ressecamento do solo, por reter a umidade, além de prevenir dispersão das sementes, criando um ambiente favorável para o desenvolvimento da planta. 

Sendo totalmente orgânica, a manta é biodegradável. Com o crescimento da vegetação no local, ela se decompõe e se transforma em adubo.


Nenhum comentário: