terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Investimento em floresta se torna mais atraente que o ouro




O ouro é tradicionalmente considerado o investimento de melhor retorno e a poupança, de menor risco



O ouro é tradicionalmente considerado o investimento de melhor retorno e a poupança, de menor risco. No entanto, levando-se em conta os dois fatores ao mesmo tempo, o cultivo de florestas sai na frente, de acordo com estudo desenvolvido pela Consufor. 

A empresa analisou seis diferentes alternativas de investimento num intervalo de cinco anos (2008-2012): ouro, dólar, título público, ações (IBovespa), poupança e floresta. De acordo com os dados, em relação ao risco, a floresta fica em segundo lugar, perdendo para a caderneta de poupança, e é também o investimento com segundo maior retorno, atrás do ouro. 

Porém, ouro é sexto mais seguro e a poupança é o quarto mais rentável. Para definir o possível retorno de florestas, a consultoria considerou custos da silvicultura, remuneração da terra, preços e produtividade, observando florestas de eucalipto em Minas Gerais. 

3 produtos disputam a liderança entre as opções de investimento. Ouro perde para as florestas quando a questão é a segurança. Poupança fica atrás da silvicultura em rentabilidade, conforme pesquisa que abrange cinco anos.

Gazeta do Povo Online, 28 de janeiro de 2014

 

Nenhum comentário: