quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Mato Grosso: tensão com indígenas por sumiço de jovens


População fecha BR-174 

Tarso Nunes / Internet

População de Juína interdita BR-174 devido ao desaparecimento de 2  jovens 

A presidente da Câmara de Juína (a 750 km de Cuiabá), Ivani Dalla Vale (PSB), afirma que o clima é tenso entre a população e os índios da etnia Enawenê Nawe. Isso porque dois jovens - Marciano Cardoso Mendes, 27 anos e Genes Moreira dos Santos, 24 anos - estão desaparecidos desde o dia 9, após supostamente ter furado o pedágio cobrado pelos índios.

Neste momento a população interdita a BR-174, que liga Juína a Vilhena (RO), para protestar contra o desaparecimento dos jovens e pedir justiça. Segundo a vereadora cerca de quatro agentes da Polícia Federal, com o apoio da Polícia militar, fazem a segurança do local.

Na última quarta Marciano e Genes partiram rumo à Bolívia para comprar roupas, que depois seriam revendidas. Quando os jovens chegaram ao pedágio, cerca de 60 km de Juína, eles supostamente entraram em confronto com a etnia por terem se negado a pagar. Há suspeita também de que os jovens vendiam armas e munições aos indígenas e teria havido desentendimento.

Diante disso, segundo a vereadora, os indígenas alegam que os rapazes atiraram nas placas e fugiram pelo mato. Familiares deles, no entanto, afirmam que ambos nunca tiveram contato com armas. Para a população, os indígenas  sequestraram os jovens que depois foram executados.

A vereadora pede que autoridades resolvam o caso o mais rapidamente possível para evitar qualquer tipo de confronto entre a população civil e indígenas. “Está tenso demais. Familiares dos rapazes estão revoltados. A população está enfurecida sem saber o que aconteceu”, relata a vereadora ao Rdnews.

Governo

O governador Pedro Taques (PSDB) visitou o município ontem (11) e aproveitou para se reunir com as famílias dos jovens. Taques lembrou que a reserva indígena é de competência da União e atribuição da Polícia Federal. No entanto, colocou as Policias Militar e Civil à disposição da União.

 “É mais uma incompetência do governo federal que não resolve a questão indígena para dar dignidade ao índio e ao não índio para que tenhamos mais tranquilidade em todas as regiões do país”, enfatizou.



Nenhum comentário: